Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Lúcio José Gusman

Personalidades de Muriaé – Lúcio José Gusman

O professor Lúcio José Gusman nasceu em Muriaé, no dia 8 de janeiro de 1945. É o oitavo filho dos dez frutos da união de José Gusman e Maria de Lourdes Antunes Gusman. Em 1970 casou-se com a professora e também advogada, Tânia Maria Braga Gusman. Desta união nasceram quatro filhos: Pablo Braga Gusman, Cristofer Braga Gusman, Ludmila Braga Gusman e Larissa Braga Gusman.

Lúcio iniciou seus estudos na Escola Estadual Dr. Silveira Brum. Aos 10 anos, foi para o Seminário Nossa Senhora de Lourdes, dos Padres Assuncionistas, em Eugenópolis, seguindo aos 14 anos para o Seminário Maior em Santiago, no Chile, onde aprendeu falar fluentemente o Espanhol e o Francês, estudando Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Santiago. Em 1964, desistindo de continuar ser seminarista (já havia feito três votos para ser padre), voltou para o Brasil tornando-se professor de Português. Pela Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte), em 1976, fez seu curso de Pós-graduação com Especialidade em Língua Portuguesa. Formou-se em Letras na Faculdade Santa Marcelina (1969), em Muriaé, e Direito pelo Instituto Viana Júnior (1981), em Juiz de Fora (quando prestou vestibular em 1978 passou em primeiro lugar dentre 500 candidatos para 50 vagas).

Dono de uma vasta formação profissional, além de professor de Espanhol, Francês, Latim, Português, Lingüística, era também Advogado e Jornalista. Escreveu para vários jornais de Muriaé e de regiões circunvizinhas. Como locutor, foi comentarista político das eleições de Muriaé, pela Rádio Muriaé, como também de grande repercussão foram seus programas “Muriaé em Debate” e “A Verdade em 3 Minutos”.




Coordenador por duas vezes do Miss Muriaé e do Baile das Debutantes. Criador e coordenador das 22 edições do Encontro Norte Fluminense de Língua e Literatura, que hoje leva seu nome, pela FAFI de Itaperuna. Foi agraciado com a Comenda “Walter Curi”, pela associação Brasileira de Hipnodontia, Associação Brasileira de Implantes Orais, Centro de Sofrologia do Estado de São Paulo e Sociedade Cultural Dante Alighieri de Nova Friburgo.

Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Itaperuna e de Laje do Muriaé – cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Fez inúmeros cursos de aperfeiçoamento e atualização, dentre eles destacam-se: Curso de Lingüística Aplicada (Universidade Católica de Belo Horizonte); Curso de Teatro Grego e Latino (Universidade Católica do Rio de Janeiro); Estrutura Morfo-Sintática do Português; Lingüística Aplicada ao Português (com o Prof. Mattoso Câmara); curso de Estilística; dentre muitos outros.




Foi aluno e depois professor do Curso de Francês pela Alliance Française Du Brésil. Em 1976 foi bolsista da Universidade de Sourbone em Paris – França. Foi também proprietário e professor de cursinhos preparatórios para vestibulares.

Não só lecionou no antigo Ginásio Santo Antônio, Escola Técnica de Comércio Ferreira Leite e Ginásio Muriaé, além de professor e Diretor do Colégio São Paulo, foi professor efetivo de Português, concursado do Colégio Estadual Prof. Orlando de Lima Faria (Muriaé), professor de Espanhol do Fisk e da Escola de Formação Técnica e Gerencial do Sebrae. Foi também professor das Faculdades: Santa Marcelina, FAFI de Carangola e Além Paraíba, da Fundação São José (FAFITA) de Itaperuna, sendo titular de Língua Portuguesa, Literatura e Lingüística. Trabalhou cinco anos na Escola Nicolau Bastos Filho de segundo grau, quando obteve o primeiro lugar no concurso do Estado do Rio de Janeiro. Como professor de Português, tinha entre seus alunos, ex-alunos e seus familiares, centenas de amigos que sempre constituiu seu invejável patrimônio e grande valor humano.




Foi sócio titular da Sociedade Brasileira de Língua e Literatura com sede no Rio de Janeiro.

Participou como membro da Diretoria da APAE de Muriaé, ajudando em suas atividades culturais e artísticas.

Foi Secretário de Cultura, Esporte, Turismo, Lazer e Meio Ambiente de Muriaé (1993/1996), no governo do Prefeito Dr. Paulo de Oliveira Carvalho, quando atuou incansavelmente promovendo eventos de aspectos culturais e artísticos no Município, destacando-se: Festival de Teatro; de Poesias; de Música; Festival de Sanfona; Folia de Reis; Bumba meu Boi, valorizando nosso folclore. No esporte proporcionou várias competições esportivas. Por duas vezes postulou uma vaga na Câmara, para melhor servir a nossa cidade como vereador, decepcionando-se, pois não obteve êxito.

Publicou inúmeras crônicas na imprensa local e de cidades vizinhas, além de artigos especializados em revistas e jornais de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Proferiu inúmeras palestras em vários cursos, seminários e congressos em várias cidades e estados.

Como membro do Lions Clube Muriaé-Barra ocupou diversos cargos e contribuiu como Editor do Barra Limpa – Jornal Oficial do Clube, que ganhou concurso de melhor folhetim leonístico.

Adorava viajar. Conheceu quase todo Brasil, todos os países da América do Sul, vários países da Europa, e era um apaixonado por Paris. Na sua última viagem foi à Bulgária.

Faleceu aos 17 de junho de 2002, aos 57 anos, deixando muita saudade. Lúcio era um sábio. Amava a vida, o trabalho e as pessoas que dele se aproximavam. Deixou grandes amigos entre seus alunos que viam no professor um exemplo de pessoa e mestre, um guerreiro, um super homem, cumpridor de seus deveres que via em cada aluno um filho seu. Dedicou sua vida à cultura, à união da família e sempre esteve à frente de movimentos que visassem o engrandecimento de nossa terra e ao bem comum.

A avenida que dá acesso ao bairro São Cristóvão recebeu o nome do Professor Lúcio Gusman em maio de 2003, numa merecida homenagem feita pela Prefeitura Municipal.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Um comentário

  1. Linda biografia do Professor Lúcio Gusman . Foi meu professor de Língua Portuguesa no meu curso de LETRAS . Saudades ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *