Personalidades de Muriaé – Carlos Leandro Pereira

Carlos Leandro Pereira, o “Menininho”, nasceu em Muriaé, numa localidade chamada Fazenda Rochedo, no dia 31 de março de 1935. Era filho de Jorge Leandro Pereira e de Jurema Leandro Pereira. Foi o último de uma família composta de quatro irmãos. Com dez dias de vida, perdeu sua mãe. Foi criado, então, pelos avós Joaquim Leandro Pereira e Cândida Guedes Pereira.

Foi alfabetizado numa escola que havia naquela fazenda, e, com nove anos de idade, juntamente com seus irmãos, veio morar com seu pai e com sua madrasta, que dedicou a todos um enorme carinho. Aqui em Muriaé, estudou na Escola Estadual Silveira Brum, na antiga escola de Dona Julieta Macedo e na Escola São Paulo.

Mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro trabalhar no Banco Mineiro da Produção. Passando no concurso do Banco do Brasil, trabalhou em Guaçuí – Espírito Santo, Leopoldina e, transferido para Muriaé, foi supervisor desta agência. Em 1980, foi nomeado gerente do Banco do Brasil em Miradouro, onde exerceu suas funções até a sua aposentadoria em 1986.

Casou-se, no dia 14 de abril de 1963, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Porto, com Mafalda Ciribelli Pereira, filha do ilustre farmacêutico Domingos Ciribelli e de Quintina Scoparo, tendo o casal quatro filhos – Carlos Magno, João Bosco, Luís Fernando e Cândida Lívia; e, oito netos – José, Arthur, Júlia, Laura, Pedro, Camila, Isabella e Thomás.

Era exemplo de esposo, pai, avô, sogro, irmão, cunhado e tio. Era alegre, romântico, brincalhão, humilde e caridoso. Tratava a todos com muita dignidade e respeito. Foi um homem temente a Deus, sendo ministro da Eucaristia, e, após sua aposentadoria, dedicando, por nove anos, às obras sociais Pró-Moradia criadas por Padre Tiago. Com muito amor e carinho, ele abraçou este trabalho.

Carlos Leandro Pereira faleceu no dia 26 de junho de 2005, aos setenta anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, onde passava por tratamento de saúde, deixando saudades a parentes, familiares e amigos. Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério Municipal de Muriaé.

Como justa homenagem, temos no bairro do Porto, seu bairro do coração, o Programa Saúde Família (PSF) que leva seu nome, inaugurado no dia 23 de setembro de 2006. Além disso, temos a Rua Carlos Leandro Pereira, no bairro Padre Tiago, antigo Marambaia.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo