Personalidades de Muriaé – Paulo Fraga



Personalidades de Muriaé - Paulo Fraga

Filho de Maximiano Fraga e de Zulmira Ferreira Fraga, nasceu em Patrocínio do Muriaé no dia 04 de junho de 1924. Estudou em sua terra natal todo o primário, cursando o supletivo em Juiz de Fora. Foi tabelião do cartório de 1º ofício em Muriaé, aposentando-se aos 70 anos de idade.




Casou-se em Patrocínio do Muriaé, na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, no dia 24 de abril de 1948, com Lilia Pompei Fraga, tendo o casal três filhos: Inês Maria Fraga, Paulo Fraga Filho e Lilia Maria Fraga Tostes, todos casados. São seus netos: Renan, Susila, Laura, Hugo, Elisa, Isabela e Bernardo. Seus bisnetos: Enzo, Maria Antônia e Giovana.

Paulo Fraga foi prefeito de Muriaé no período de 1973 a 1976 e vereador por três mandatos. Durante sua gestão como prefeito, fundou alguns bairros: São Cristóvão, Planalto e João XXIII. Além disso, inaugurou o Horto Florestal, o Parque Marliére, diversas secretarias para a organização dos trabalhos na Prefeitura de Muriaé e desapropriou, em parceria com o Sindicato Rural de Muriaé, a área onde, hoje, é o Parque de Exposições Lael Varella. Também em Patrocínio do Muriaé, foi eleito o primeiro prefeito, onde atuou ainda como membro do Legislativo. Todas as vezes que se propôs a ocupar cargos públicos, participou de várias decisões políticas importantes.

Era um homem preocupado com as necessidades dos outros, por isso, estava sempre disposto a ajudar. Segundo seu filho, “ele encontrou na política uma forma de ajudar no progresso desta cidade. Nas conversas que tínhamos, sempre se orgulhava das ações por ele desenvolvidas.”

Condecorado com o título de “Honra ao Mérito” pela Câmara Municipal de Muriaé, em 2007, pelos serviços públicos prestados à comunidade, enveredou-se também pelos caminhos da literatura e do jornalismo, escrevendo artigos e chegando a publicar três livros: “Além da Crítica”, “Muito Além da Crítica” e “Soluções Simples para Problemas Complexos”.

Paulo Fraga faleceu no dia 07 de setembro de 2010, em Muriaé, aos 86 anos de idade, vítima de um acidente. Seu corpo foi velado no salão nobre do Memorial Municipal de Muriaé e cremado na cidade do Rio de Janeiro. Amigos, parentes e lideranças políticas compareceram ao velório.

Para o amigo e companheiro de mandato, Guilherme Miguel Dornelas, “Paulo Fraga ficará na história, devido ao dinamismo e à visão diferenciada que tinha diante da administração pública”. Já o ex-vereador, Reinaldo Dornelas, diz: “É um verdadeiro exemplo de vida. Um político com visão de futuro e empreendedorismo”.

Autor: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.